07 Benefícios que os Pets promovem na Saúde Emocional e Psicológica dos seres humanos

A convivência com pet melhora a saúde em diferentes fases da vida, desde o desenvolvimento da criança até a prevenção da demência em idosos.

Herlane Moreira

11/17/20244 min ler

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, mais de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem com Depressão. Caracterizada por tristeza profunda e sentimento de desesperança, a doença crônica envolve também fatores genéticos, mas pode ser despertada após eventos traumáticos.

Este foi o caso de Patrícia Bentes Rocha, funcionária pública federal que, em um intervalo de um ano, perdeu o marido e a mãe. Com o seu mundo em "ruínas", como ela mesma descreve, Patrícia passou a enfrentar uma depressão profunda que a impedia até mesmo de levantar da cama.

Em meio ao luto, uma presença conhecida se fez ainda mais importante: a cadela Ayla, uma golden retriever, que foi presente de seu marido, tornou-se o seu animal de suporte emocional sem que ela se desse conta.

A presença de animais de estimação em nossa vida vai muito além da companhia. Esses seres peludos e carinhosos exercem um impacto profundo em nosso bem-estar físico e emocional, estabelecendo laços afetivos que trazem alegria e conforto. Segundo Líbia Cristina Franco, médica veterinária psiquiatra e comportamentalista animal, muitos pets são considerados parte da família e essa convivência pode ajudar no desenvolvimento afetivo e psicológico, aumentando a produção de endorfina no organismo, minimizando os efeitos da depressão, da dor e da ansiedade.

Uma pesquisa realizada pela Edellman Intelligence em conjunto com a HABRI e a Mars Petcare revelou que 80% das pessoas se sentem menos solitárias ao conviver com um animal de estimação. Para Líbia, apenas o ato de fazer carinho em um animal é capaz de diminuir a frequência cardíaca e a pressão sanguínea de uma pessoa. “Os estudos sobre os efeitos positivos de intervenções assistidas por animais, com crianças, por exemplo, mostram que a presença dos animais pode melhorar a convivência social, capacidade de concentração e habilidades de comunicação. Na pandemia, a convivência com animais trouxe aos tutores a diminuição da solidão, o sentimento de receber um amor genuíno”, esclarece.

A médica veterinária esclarece que os humanos são a principal parte da vida dos animais. “Às vezes ele [o pet] esperou o dia todo para você retornar do trabalho e poder brincar e ganhar carinho. Não adianta ter um cão se você não deixar ele expressar seu comportamento natural como cão e o mesmo acontece com outras espécies. O animal precisa ter atividades divertidas, roer, farejar, caçar, ter gasto de energia física e mental. O enriquecimento ambiental é uma forma de implantar atividades para estimular os comportamentos naturais das espécies e com isso, trazer uma melhora na saúde física e mental do animal”, assegura.

A seguir veremos sete benefícios que os animais de estimação promovem na saúde emocional e psicológica dos seres humanos:

1- Redução do Estresse e Ansiedade

A interação com animais libera oxitocina, o "hormônio do amor", que ajuda a reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse). Apenas acariciar um animal de estimação pode diminuir a ansiedade e trazer uma sensação de calma e conforto.

2- Combate à Solidão

Pets são companheiros constantes e leais, trazendo conforto e amor incondicional. Para pessoas que moram sozinhas ou enfrentam períodos de isolamento, os animais são uma ótima fonte de companhia e afeto.

3- Estímulo ao Exercício e Rotina Saudável

Cuidar de um animal de estimação, especialmente cães, incentiva o dono a praticar uma rotina de atividades físicas diárias, como passeios. Isso não só ajuda a manter a saúde física como também contribui para a liberação de endorfinas, melhorando o humor.

4- Aumento da Sensação de Propósito

Ter um animal de estimação pode trazer um sentido renovador de propósito e responsabilidade. Cuidar de um animal e garantir seu bem-estar ajuda a preencher o dia a dia com um objetivo, aumentando a autoestima e o valor próprio.

5- Facilidade de Socialização

A presença de um animal de estimação pode facilitar a interação com outras pessoas, seja em passeios, parques, ou clínicas veterinárias. A socialização melhora o humor e combate sentimentos de isolamento, fortalecendo as redes de apoio.

6- Alívio da Depressão

A rotina de cuidado com um animal de estimação proporciona momentos de alegria e amor incondicional, ajudando a pessoa a sair da zona de pensamentos negativos. A presença de um animal pode ser um apoio constante, especialmente em momentos difíceis.

7- Estimulação Mental e Emocional

Conviver com um animal de estimação promove aprendizado constante e exige adaptação a novas situações. Com isso, o cérebro se mantém ativo, e a resiliência emocional é reforçada, ajudando a pessoa a enfrentar melhor os desafios da vida.

Esses benefícios fazem dos pets verdadeiros parceiros no cuidado com a saúde mental, ajudando a promover uma vida mais equilibrada, feliz e plena.

Visite nossa Loja aqui dentro do Site, lá você encontrará ebooks que ajudarão na sua caminhada.